Retrato da Freguesia
Aldeia Velha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 18,85 km² de área e 431 habitantes (2011).
Aldeia Velha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 18,85 km² de área e 431 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 22,9 hab/km². A principal actividade da população continua a ser a agro-pecuária. Muito importante para essa actividade era a criação de bovinos que além de fornecerem leite e carne, também eram utilizados nas actividades agrícolas. Estes animais ajudavam a lavrar as terras com o arado e serviam como meio de transporte, tanto de pessoas como de cargas. Os carros de bois eram importantes mas gradualmente foram perdendo a importância e vão sendo substituídos por veículos motorizados, como tractores.
É em Aldeia Velha que, tradicionalmente, decorre a primeira Capeia do Ano, a “Capeia de Ano Novo”, que se realiza a 1 de Janeiro. Já no dia 25 de Agosto, por norma, faz-se o famoso encerro dos bois e Capeia Arraiana em Aldeia Velha. Outrora, todos os bois vinham a pé desde o campo até à praça de toiros (improvisada) da aldeia. Hoje trazem-se apenas os essenciais para a festa mas não deixa de ser um bonito espetáculo de emoção. As ruas de acesso à praça enchem-se de espetadores a aficionados para assistirem. A tradição manda que as touradas com forcão, precedidas de encerro terminem em Aldeia Velha. É nesta freguesia que termina a época das capeias arraianas em Agosto.
Envolvência
Aldeia Velha fica situada junto ao rio Cesarão, a 1019 metros de altitude. Tem por vizinhas as aldeias de Alfaiates, Soito, Aldeia do Bispo, Lageosa, Forcalhos e Aldeia da Ponte. Como o nome indica, é uma aldeia de origens remotas, que se pensa estar ligada à Ordem de Malta. A sua antiguidade está bem patente nas sepulturas abertas no granito e ainda nas ruínas do castro no Sabugal Velho, que se pensa serem da época neolítica. Pertence ao concelho do Sabugal, do qual dista aproximadamente 27 kms. Fica situada nas imediações da serra da Malcata, um dos poucos locais em Portugal onde ainda se pode encontrar o lince, um animal protegido em vias de extinção.